quarta-feira, 17 de outubro de 2012

À Descoberta dos Neurónios em Espelho

    Caros visitantes, esta semana disponibilizamos informação referente à história dos Neurónios em Espelho, o objetivo principal é explicar de forma concisa como foram descobertos, onde se localizam e qual a sua função e importância no ser humano.
  Preparados para começar uma viagem ao fascinante mundo dos Neurónios em Espelho e descobrir todos os seus segredos?


Descoberta dos Neurónios em Espelho

    Na década de 90, o neuro fisiologista italiano Rizzolatti, juntamente com os seus colaboradores,




ligaram eléctrodos a alguns neurónios do córtex pré-motor de um macaco para estudar a sua atividade neural, enquanto este estendia a mão para pegar numa peça de fruta.




Quando um dos pesquisadores entrou no laboratório e pegou nessa mesma fruta, verificaram que os neurónios pré-motores do macaco foram ativados como se o próprio animal estivesse a alcançá-la.




Depois de replicar esta e outras experiências, perceberam que tinham descoberto algo novo e verdadeiramente fascinante, os Neurónios em Espelho.




Onde se localizam?

   Os neurónios em espelho, localizam-se no córtex pré-motor e parietal inferior (responsáveis pelo movimento e percepção), no lobo parietal posterior, no sulco temporal superior e na ínsula (local correspondente à nossa capacidade de compreender o sentimento de outra pessoa, a sua intenção e de usar a linguagem).




Função e Importância

ü Os neurónios em espelho ativam-se quando realizamos uma ação ou observamos alguém a realizar essa ação sem que a executemos;
ü       Permitem imitar as ações dos demais e entender os seus significados;
ü       Promovem a empatia, o entendimento entre os indivíduos e a permuta de ideias;
ü     São cruciais no âmbito das intenções e estas são o primeiro passo para entender os outros e com eles  estabelecer laços sociais e empatias.


  Esperamos que tenham desfrutado desta pequena viagem e aprofundado os vossos conhecimentos nesta área; como estes neurónios tão especiais foram descobertos e o seu funcionamento.
   Ficaram curiosos? Querem descobrir mais?
  Sigam-nos! Voltaremos com mais novidades deste tão complexo mundo do Sistema dos Neurónios em Espelho!

Cumprimentos NeuroEspelhóticos,
As meninas do Sistema dos Neurónios em Espelho

1 comentário: