terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Espelho do Comportamento

   Caros visitantes, sejam novamente bem-vindos ao mundo do Sistema dos Neurónios em Espelho!
   Como já referido anteriormente, encontramos-nos na recta final do nosso trabalho, contudo a nossa motivação e interesse por este cativante tema não permite que descuremos na busca de nova informação, e como tal, esta semana o tema a tratar centrar-se-á na relação existente entre o Sistema dos Neurónios em Espelho e os Comportamentos de Agressividade.

   Raiva e ressentimento são das emoções mais “contagiosas”. Se estivermos perto de uma pessoa ressentida ou com raiva, estamos propensos a tornar-mo-nos pessoas agressivas. Por exemplo, se um condutor demonstrar raiva através de gestos, expressões faciais e linguagem, os condutores que o cercam tendem, inconscientemente, a imitar essas expressões de hostilidade.




   O contágio emocional é considerado uma das motivações primárias de um grupo. Recentes estudos acerca do Sistema dos Neurónios em Espelho, ajudam a explicar a causa subjacente. 

   Como abordado em publicações anteriores, os neurónios em espelho activam-se quando os indivíduos realizam ou observam uma dada acção e de acordo com sua localização no cérebro, desempenham um papel na acção, compreensão, intenção, imitação, linguagem oral e a sensação de emoção.

   O cérebro humano possui múltiplos sistemas de neurónios em espelho que se especializam não só na realização de tarefas mas também na compreensão das acções dos outros e o significado social do seu comportamento e das suas emoções, incluindo a raiva.

   Desta forma, estes neurónios espelham o comportamento dos outros. Desde a infância  que imitamos todo o tipo de comportamento que observamos à medida que crescemos. Isto explica como os hábitos dos nossos pais relativamente à comunicação e em particular à gestão de sentimentos de agressividade, são transportados no tempo por nós. Portanto, a gestão de sentimentos como a raiva, depende da forma como os nossos neurónios em espelho do córtex pré-frontal foram “treinados” pelos nossos pais, professores, pela religião em que estamos inseridos, cultura, etc.




     Outro exemplo, se virmos um carteirista a fugir pela multidão a atitude de alguém cujo seu crescimento não ocorreu num ambiente hostil, será ajudar a vítima em vez se juntar ao bandido e copiar a sua acção, isto porque os neurónios em espelho foram “treinados” a não praticar agressão. Por outro lado, se o mesmo cenário for observado por um indivíduo que assiste a cenas de violência doméstica cujo pai é alcoólico, terá certamente outra atitude, e irá imitar o comportamento observado.

   Outra evidência desta problemática é o bullying, que é o termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Constata-se que a maioria dos agressores copiam a forma como foram tratados em criança. Estes indivíduos têm sentimentos de insegurança e são ansiosos demonstrando sentimentos de raiva por causa da sua incapacidade de falar sobre como se sentem e como foram maltratados pelos seus pais.




   Concluindo, ao longo do nosso crescimento estamos envolvidos num conjunto de factores de extrema importância, entre eles: a condição sócio-económica, cultura, religião e etnia, que nos ajudam a moldar a nossa personalidade. 

   Personalidade define-se como o conjunto de características que determinam os padrões de pensar e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Os Neurónios em Espelho ao longo deste crescimento "absorvem" todas as experiências e aprendizagens vividas repercutindo-se nos comportamentos, que consoante o sistema de aprendizagem, serão violentos/agressivos ou não.

Informação retirada e adaptada de: Dr. Rajiv Desai (M.D)


   Esperamos que a informação tenha sido do vosso agrado e tenhamos contribuído, um pouco mais, para alargar o vosso conhecimento relativamente ao Sistema dos Neurónios em Espelho.


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
Pitágoras


Cumprimentos NeuroEspelhóticos,
As meninas do Sistema dos Neurónios em Espelho

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