sábado, 3 de novembro de 2012

Autismo: Disfunção no Sistema dos Neurónios em Espelho?!



Neurónios Saudáveis Vs Neurónios de Pessoas Autistas


  O autismo é um distúrbio de origem multi-factorial que provoca disfunções na integração do processo sensório-motor. Estes utentes apresentam um comportamento característico com movimentos muito limitados e repetitivos, e com grande sensibilidade táctil e sonora.

  O neurocientista Vilayanur S. Ramachandran, pesquisador do Centro para o Cérebro e Cognição, da Universidade da Califórnia em San Diego, acredita que as pessoas com comportamento autista têm dificuldades na expressão, compreensão e imitação de sentimentos, o que se torna um entrave no processo de empatia, ou seja, problemas na aprendizagem e socialização, devido a uma deficiência ou disfunção do sistema dos neurónios em espelho.

Alguns estudos corroboram esta teoria, por exemplo, comparação da capacidade de imitar expressões faciais de emoção entre indivíduos saudáveis e indivíduos autistas:
  • Indivíduos autistas apresentam uma activação mais fraca no giro frontal inferior (lobo frontal);
  • Crianças com síndromes em áreas motoras da face apresentam uma activação mais acentuada que as autistas na tarefa de imitação;
  • Os autistas apresentam uma maior activação das áreas visual direita e parietal esquerda - estímulos visuais e atenção motora.


Localização do Lobo Frontal (a vermelho)
Fonte: Polygon data are from BodyParts3D
Autor: Polygon data were generated by Life Science Databases(LSDB)
Nota: Passe o cursor do rato por cima da imagem

  Concluindo, embora ambos os grupos cumpram as tarefas de imitação, as estratégias neuronais utilizadas são diferentes. Os indivíduos saudáveis utilizam o mecanismo de espelhamento no hemisfério direito em ligação com o sistema límbico - córtex da ínsula - associado ao significado da emoção. Os indivíduos com autismo recrutam uma estratégia alternativa: o sistema de atenção visual e motora.



A visualização do próximo vídeo, ajudar-vos-á a compreender melhor esta relação entre o autismo e os neurónios em espelho.




No entanto...


  De acordo com o estudo que se segue, os autistas podem ter neurónios em espelho normais...

  Os neurónios em espelho são células do cérebro que são activadas quando alguém realiza uma acção ou observa outro a realizar essa mesma acção. Quando relacionados com o autismo, aceita-se a teoria que estes não estão a funcionar correctamente.
  A ideia é que o mau funcionamento destes neurónios está por detrás das dificuldades que as pessoas com autismo têm para interpretar as intenções de outras e para revelar empatia.

  Estudos anteriores concluíram que a actividade cerebral em áreas repletas destes neurónios é menor em autistas do que em pessoas saudáveis, quando ambos realizavam e observavam acções simples.

  De acordo com o artigo da revista Neuron, o neurocientista Ilan Dinstein, do Instituto Weizmann, em Rehovot (Israel), investigou possibilidades alternativas. Para este, é possível que outras diferenças entre os grupos expliquem os resultados experimentais, tais como pessoas com autismo imitem movimentos mais lentamente que as outras, o que se reflectiria numa actividade cerebral diferente entre ambos.

  Dinstein e outros colaboradores da Universidade de Nova Iorque conduziram uma nova actividade experimental com treze autistas e dez pessoas saudáveis. Os participantes realizaram movimentos manuais ou assistiram a movimentos realizados por terceiros enquanto a sua actividade cerebral era monitorizada por um aparelho de ressonância magnética funcional.
  As áreas do cérebro ligadas ao sistema dos neurónios motores (córtex pré-motor e córtex parietal) foram activadas nos dois grupos. Contrariamente a estudos anteriores, o nível de actividade cerebral foi idêntica em ambos os grupos.
  Além disso, observou-se que a actividade cerebral diminuiu nos dois grupos quando realizaram ou observaram as mesmas acções repetidas vezes, mas não quando as acções eram diferentes.

  O resultado indica que, sob algumas condições experimentais, os neurónios em espelho de pessoas com autismo comportam-se como os neurónios das outras pessoas.



Afinal o autismo é uma consequência de uma disfunção no Sistema dos Neurónios em Espelho? Aqui fica a questão, há quem defenda que sim, há quem defenda que não.


  A ciência é um vasto universo em constante evolução, mas o que seria da ciência sem o brilhante e enigmático cérebro humano?

 Curiosos e sedentos de novas actualizações repletas de informação fidedigna, actualizada e interessante sobre o tema? Sigam-nos!


Cumprimentos NeuroEspelhóticos,
As meninas do Sistema dos Neurónios em Espelho

2 comentários:

  1. Que patologias poderão ser afectadas por disfunção dos neurómios em espelho???

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde caro visitante "A toca do conto",

    Existem diversas patologias que são afectadas por disfunções dos neurónios em espelho, este tema será abordado e aprofundado ao longo das semanas que se seguem, queira seguir-nos e desfrutar semanalmente de informação relativa à sua questão e outras relacionadas com o sistema dos neurónios em espelho, garantimos que a espera valerá a pena, caso tenha muita urgência na informação deixe-nos uma mensagem que teremos todo o gosto em ajudá-lo com as suas questões e dúvidas.

    Os melhores cumprimentos,
    As meninas do Sistema dos Neurónios em Espelho

    ResponderEliminar